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Sunday, July 21, 2024

Do desligamento emocional à autocompaixão: minha evolução no autocuidado


Nas últimas duas décadas, aprendi a prestar atenção aos sinais do meu corpo e da minha vida de que preciso de atenção e/ou de que preciso pedir ou procurar ajuda e apoio adicionais de fontes seguras. Essa atitude é uma mudança dramática para mim porque, nos 28 anos anteriores, o desligamento emocional foi minha estratégia de enfrentamento. Evitar sentir meus sentimentos e ser eu mesmo impactou gravemente minha saúde psychological, emocional, física e espiritual.

Aqui estão algumas das coisas que faço agora quando meu corpo e minha vida chamam atenção para minhas necessidades:

  • Fale-me sobre um conjunto de sentimentos “ruins” para que eu possa me acalmar. Sou um amigo para mim mesmo, em vez de juiz, júri, promotor e carcereiro.
  • Observo se estou agindo mal e me sentindo mal e verifico comigo mesmo. Já comi hoje? Estou dormindo o suficiente? Eu me estendi demais? Com quem ou com o que estou chateado e o que preciso confrontar
  • EU reavaliar meus limites e identificar o que preciso dizer não quando fico muito esquecido, o que é sinal de que estou sobrecarregado.
  • Quando estou com raiva, me permito sentir e pergunto: O que preciso fazer a seguir? Onde estou julgando injustamente?
  • A muito bom chorar é uma libertação para mim.
  • Cuido do meu corpo, principalmente quando estou estressado, através de ioga, acupuntura, and so on.
  • Eu digo: “Estou seguro. Estou seguro. Está tudo bem”, quando ansioso.
  • Quando estou com medo, continuo verificando o que está ao meu redor para poder diferenciar entre passado e presente.
  • Às vezes, eu me abraço.
  • Se meu corpo grita cansaço, Eu cochilo ou acordo cedot. Na verdade, comecei a gostar muito de dormir cedo (meu hora de dormir da vovó) nesta fase dos meus quarenta anos.
  • Eu assisto algo engraçado (ou leio) quando estou chateado. Não apenas acabo rindo, mas fico mais aberto para deixar entrar a compaixão. Às vezes, assisto algo que sei que me fará chorar se achar que me ajudará a expressar minhas emoções.
  • eu faço caminhadas e diga afirmações (ou diga-as no espelho).
  • EU falar sobre meus medos, perturbações e sonhos mais profundos para pessoas de confiança.

Estes são apenas alguns exemplos, e a lista auto-calmante de cada pessoa parece diferente. O que você pode fazer por você?

Para obter ajuda para aprender como se acalmar de maneira saudável, confira meu breve curso de áudio, As sessões auto-calmantes.

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