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Saturday, July 13, 2024

O preço da guerra: impacto psicológico


A guerra Israel-Hamas está a desencadear uma resposta emocional colectiva e primordial em todo o mundo. Muitos estão se sentindo ameaçados diretamente. E tantos outros estão passando pelo choque, pelo medo, pela raiva, pela tristeza e pela descrença, dependendo dos seus pontos de vista pessoais sobre o desenrolar da situação.

Uma camada adicional a tudo isso são as complexidades das posições assumidas pelas pessoas. Divisões profundas estão a ser alimentadas, levando a um medo mais amplo do impacto international. As histórias e imagens de tudo isso estão fora do que muitos estão acostumados e são capazes de processar, e muito menos experimentar em primeira mão.

A guerra está a ter um impacto psicológico em todos nós.

A Associação Americana de Psicologia emitiu um alerta para monitorar o consumo de notícias e meios de comunicação violentos para proteger a saúde psychological. Parte de seus declaração lê:

A ciência psicológica diz-nos que o medo, a ansiedade e o stress traumático têm efeitos a longo prazo na saúde e no bem-estar. Estes impactos também estão a ser sentidos por pessoas de todo o mundo que têm familiares e amigos na região, bem como por aqueles que estão preocupados com os efeitos da guerra em todo o mundo.

A comunidade da psicologia é solidária com todos os que trabalham para proteger e salvaguardar a vida humana durante este conflito. Os psicólogos são especialistas na ciência do comportamento humano. Os problemas não podem ser resolvidos sem a compreensão de sua causa raiz. A prevenção de conflitos violentos é imperativa para um mundo em que a saúde psychological e o bem-estar são a norma e para alcançar sociedades pacíficas e sustentáveis. Apelamos à paz, ao diálogo e à resolução de conflitos como caminho para acabar com o conflito, o que é necessário para iniciarmos o trabalho para prevenir o sofrimento que continuará a resultar da violência contínua.

(Algumas pessoas lidam com o sofrimento desviando o olhar ou compartimentando, ambos mecanismos de defesa válidos para proteção psicológica. A consciência do sofrimento pode ser menos clara por causa disso.)

Infelizmente, ao longo de vários anos, à escala international, fomos forçados a adaptar-nos a situações extremamente desafiantes, como a pandemia de Covid, os tiroteios em massa, a guerra russa na Ucrânia e as catástrofes naturais. Em todos estes casos, o acesso a imagens visuais tem estado mais disponível do que nunca com iPhones e redes sociais.

Em um próximo episódio do podcast do Dr. Sanjay Gupta, Perseguindo a vidasobre como ficar atento ao que está acontecendo na guerra e ao mesmo tempo proteger sua saúde psychological, a psiquiatra Dra. Gail Saltz discute esta questão:

…este é o problema que as pessoas estão enfrentando agora. Eles veem algo; é horrível – está além da experiência humana traditional de ver violência entre humanos – de tal forma, e se intromete em suas mentes de tal forma que eles não conseguem se concentrar no trabalho, de tal forma que não conseguem adormecer à noite. E é angustiante. E isso causa uma excitação geral no cérebro e depois no corpo…”

Pense nisso como se sua central de alarme interna fosse ativada, o que pode parecer ansiedade. Seu sistema nervoso simpático está em alerta vermelho, uma resposta de sobrevivência ao que é percebido como uma emergência. Nem todos respondem da mesma maneira e aqueles que têm uma trauma a história e os desafios gerais de lidar com as adversidades podem estar mais em risco.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para cuidar de si mesmo e das pessoas de quem você gosta.

  1. Monitore seu consumo de mídia. Isso inclui mídias sociais. Entenda seu ponto de inflexão e limite-se o suficiente para permanecer consciente e, ao mesmo tempo, proteger-se emocionalmente. Se você tem filhos que usam aplicativos de redes sociais e correm o risco de exposição a materiais perturbadores, tome medidas para protegê-los. Dependendo da idade, isso pode parecer a remoção de aplicativos como TikTok e Instagram. Ou pelo menos eduque-os sobre o que está acontecendo e as consequências negativas de se exporem a imagens que não podem deixar de ver.
  2. Respire para ajudar a controlar suas emoções. Sua respiração é uma excelente âncora para o presente e o oxigênio é um antídoto para o hormônio do estresse, o cortisol. Quando você perceber que está preocupado ou com raiva, respire lenta e profundamente cinco vezes, inspirando pelo nariz e expirando pelos lábios franzidos. Este pode ser um bom momento para começar um atenção plena pratique para ajudar a treinar seu cérebro para entrar no agora com mais eficiência.
  3. Dê um nome aos seus sentimentos. E ajude seus filhos a nomear os deles. Parte de ser humano significa ter acesso a um poço de emoções. Não há problema em sentir o que você sente e as emoções em si não podem machucá-lo. Mas o impacto das emoções não processadas pode levar ao sofrimento interno e a comportamentos prejudiciais à saúde.
  4. Cuidado com distorções cognitivas. Isso inclui tirar conclusões precipitadas e generalizar demais.
  5. Conversar sobre isso. Compartilhe seus sentimentos com um amigo, acquainted ou comunidade. Fique conectado em vez de isolado com seu medo ou raiva. Procure processá-lo em vez de exacerbá-lo.
  6. Transforme-se em sua bolha. Concentre-se no autocuidado e nas pessoas de quem você gosta. Encontre gratidão pelo que está acontecendo em seu mundo imediato, mesmo que de forma intermitente. Não se deixe levar psicologicamente por eles. Vocês precisam um do outro.
  7. Discover seus hobbies. O que você gostaria de fazer? Distraia-se com coisas que você gosta, como arte, culinária, uma nova série de TV ou passeios ao ar livre. Estar na natureza pode diminuir a pressão arterial e os hormônios do estresse, diminuir a ansiedade e reduzir a excitação do sistema nervoso.
  8. Tenha cuidado com seu corpo. Agora, mais do que nunca, é importante tentar descansar o suficiente, alimentar-se de forma saudável e movimentar o corpo. Evite beber muito álcool. Se o seu corpo físico estiver funcionando de maneira perfect, estará mais bem equipado para evitar o impacto do estresse no sistema imunológico.
  9. Ajude como puder. Ajudar os outros pode reduzir o estresse e melhorar o bem-estar. Também pode diminuir a desesperança. Encontre as organizações que têm repercussão e contribua com seu tempo ou dinheiro conforme puder.

Você não está sozinho. O mundo enfrenta novamente uma grande crise e o impacto whole poderá não ser claro durante muito tempo. Estamos todos mergulhados em uma experiência muito intensa, de uma forma ou de outra.

Cuide de você e do outro.

Se você estiver lutando para administrar o impacto emocional, procure apoio:

Diretório de terapeutas da Psychology Right now

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