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Saturday, July 13, 2024

Perguntas sobre felicidade para você | Caixa de ferramentas de amor e vida


Quem não quer ser feliz? Com grande parte da sua felicidade sob seu controle (40% diz Sonja Lyubomirsky, PhD), você tem mais poder do que pensa para fazer mudanças legítimas em sua saúde emocional. Algumas das habilidades que você pode aprender envolvem treinamento cerebral, onde quanto mais você pratica certos hábitos, mais automáticos eles se tornarão. Como não existe uma fórmula única para a felicidade, tente o que parece certo e viável para você.

Não está tão feliz quanto gostaria? Considere o seguinte:

Você é sociável?

Estar conectado com outras pessoas permite recursos e apoio emocional. Estamos programados para nos conectar e buscar segurança em relacionamentos importantes desde a infância e ao longo de nossas vidas. Pesquisar mostra que “o ambiente social pode contribuir para as taxas de envelhecimento celular, especialmente na idade avançada”. Portanto, parece que ser social pode literalmente retardar a sua idade biológica.

Considere se esforçar para desenvolver e manter relacionamentos importantes (família, amigos, parcerias íntimas). Mesmo que você se considere mais introvertido, ainda poderá se beneficiar desse tipo de interação. Os humanos nascem programados para se conectarem uns com os outros, em vez de ficarem isolados.

Se você não fala com um bom amigo há muito tempo, envie uma mensagem de texto para ele. Reserve um tempo particular person com um membro da família. Se seu casamento está passando por dificuldades, priorize trabalhar nisso.

Você se sente bem consigo mesmo?

Perguntas sobre o seu valor inerente muitas vezes vêm de feridas anteriores não resolvidas em torno de experiências relacionais desafiadoras. O modo como você se sente em relação a si mesmo pode impactar seus outros relacionamentos, especialmente os mais íntimos, onde há mais riscos emocionais.

Se você geralmente acredita que é uma pessoa boa e com valor, você tem uma base mais sólida na qual o desenvolvimento da felicidade pode ser cultivado. Mas se a sua história for dolorosa ou você tiver feridas na família de origem, faça algum trabalho pessoal. Considere obter ajuda para desvendar experiências dolorosas que criam obstáculos para um senso de identidade mais seguro por meio de terapia ou outras ferramentas de apoio.

Você é capaz de gerenciar suas emoções?

A capacidade de permanecer emocionalmente regulado permite reações mais adequadas às situações e menos sofrimento interno. Aqueles que lutam contra a reatividade emocional podem ter um forte viés de negatividade e carregar vergonha sobre si mesmos, ambos potenciais bloqueios para a felicidade.

Considere educar-se sobre resiliência (como se recuperar de forma mais eficaz), o que pode melhorar suas habilidades de regulação emocional.

Você medita?

O estresse pode ser outro obstáculo para a felicidade. Para combater a preocupação (ansiedade) futura, é útil aprender a estar no momento, a mergulhar no “agora” quando necessário. A meditação por meio do trabalho respiratório concentrado pode ajudar a manter o hormônio do estresse cortisol sob controle.

Considere aprender a meditar (na forma que você escolher). Mesmo outros breves atenção plena práticas como parar para observar as coisas ao seu redor por um momento podem encorajar um benefício semelhante.

Perguntas sobre felicidadePerguntas sobre felicidadeVocê está otimista?

Pessoas com perspectivas positivas não são apenas mais felizes, mas também mais saudáveis. Uma Harvard estudar mostraram que uma visão positiva da vida pode realmente proteger contra doenças cardíacas.

Considere passar mais tempo com pessoas otimistas. Se o seu copo tende a ficar “meio vazio”, agir como se estivesse cheio pode ser uma boa maneira de começar. Passar tempo com pessoas positivas também pode ajudar devido ao efeito de contágio emocional.

Se você tem um forte viés de negatividade e é difícil permanecer positivo, este pode ser outro bom motivo para espiar seu passado para entender por que isso acontece e fazer mudanças.

Você absorve o que é bom?

Fortemente ligado ao desenvolvimento do otimismo está perceber quando o que há de bom está na sua frente. Mas não termina aí. Deixe a experiência penetrar em sua consciência por pelo menos 30 segundos para que ela possa ser registrada em sua memória implícita. De acordo com Linda Graham, MFT, “Quando absorvemos intencionalmente o que é bom, estamos construindo recursos em nossos circuitos neurais para atuar como um amortecedor contra o estresse…”

Considere procurar experiências positivas para saborear. Pode ser uma linda árvore que você nunca notou em sua vizinhança, uma interação agradável com alguém na fila do supermercado ou um agradecimento por um favor que foi feito a você.

Você vive autenticamente?

Autenticidade está frequentemente ligado a uma sensação de bem-estar e é um aspecto importante da saúde emocional. É muito mais fácil para o seu mundo inside estar alinhado com a sua apresentação externa. Na verdade, viver de forma inautêntica pode causar estresse na quantidade de trabalho necessária para manter uma máscara social. Há uma liberdade na capacidade de ser você mesmo.

Considere aprender como ser mais honesto consigo mesmo e como você se apresenta no mundo. Se houver uma desconexão entre seus mundos interno e externo ou se você não tiver certeza do que autenticidade significa para você, procure entender isso melhor através de terapia ou outra modalidade de ajuda.

Você está grato?Perguntas sobre felicidadePerguntas de felicidade

Robert Emmons, PhD, fez uma extensa pesquisa sobre o poder da gratidão para se sentir mais alerta, dormir melhor, evitar o estresse, a preocupação, o arrependimento, a hostilidade e o ressentimento. Ser grato também pode melhorar a autoestima e ajudá-lo a vivenciar emoções mais positivas.

Considere iniciar uma prática de gratidão. Uma maneira de fazer isso é manter um diário de gratidão, anotando três coisas por dia, não importa quão mundanas sejam.

Seu relacionamento íntimo é emocionalmente seguro?

O último aspecto da felicidade das pessoas, que não deve ser subestimado, está na qualidade de seus relacionamentos. Todos os relacionamentos podem ser aplicados, mas o relacionamento íntimo em specific (casamento, relacionamentos de longo prazo, namorados, namoradas) é onde nós, como seres humanos, buscamos segurança e sermos vistos, assim como fizemos com nossos pais e cuidadores primários quando éramos jovens. Se o seu relacionamento tem segurança emocional, ambas as partes se sentem ouvidas, validadas, priorizadas e há um sentimento de confiança, uma confiabilidade sabendo que seu parceiro está totalmente ao seu lado.

Se você está em um relacionamento, veja esta peça em como avaliar a segurança emocional em seu relacionamento. Se houver preocupações, esforce-se para fazer melhorias para que seu relacionamento seja um lugar para buscar conforto e encontrar calma.

Em sua busca por mais felicidade, escolha alguns dos itens acima que ressoam e experimente-os. Com o tempo, adicione mais alguns à mistura. Às vezes, criar novos hábitos pode ser um desafio, mas se você persistir, a recompensa pode valer a pena. Se a felicidade tem sido difícil para você, a terapia é uma boa ferramenta para ajudá-lo a compreender os fundamentos do porquê e apoiá-lo na realização de mudanças. Se você ainda não está pronto para a terapia, ofereço um guia para fazer uma autoexploração, Família de origem: desembarace suas raízes prejudiciais à saúde.

Embargo

É importante monitorar suas expectativas em relação à frequência com que você “deveria” ser feliz. Ninguém “deveria” estar feliz o tempo todo e negar algumas das outras emoções humanas mais difíceis, como tristeza, raiva e preocupação, não será útil no longo prazo. Embora esses sentimentos possam ser desconfortáveis, eles fazem parte da experiência humana.

Varrê-los para debaixo do tapete inevitavelmente sairá pela culatra.

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