13.5 C
Brasília
Sunday, July 21, 2024

Uma oração durante um período de espera – Sua oração diária – 2 de fevereiro


sua arte devocional de oração diária

botão de podcast da maçã botão de podcast do spotify botão do youtube

Uma oração durante um período de espera
Por Kyle Norman

“Esperei pacientemente pelo Senhor. Ele se virou para mim e ouviu meu choro.” (Salmo 40:1)

Numa escala de 1 a ten, quão paciente você é? Você cumprimenta longas filas com facilidade? Você fica sentado em engarrafamentos em um estado de tranquilo contentamento? Se você é como eu, provavelmente não. Em vez de paciência e reserva calma, tempos de espera podem ser enfrentados com aborrecimento e ansiedade. Esperar pode ser frustrante e irritante, mesmo na vida de fé. Como, então, respondemos à descrição de Davi de esperar pacientemente diante do Senhor? Estaremos condenados se acharmos difícil esperar? Será que a nossa impaciência revela falta de fé em Deus ou falta de confiança nas provisões de Deus? Não.

Esperar não é uma negação da fé. Na verdade, embora as traduções inglesas muitas vezes traduzam este versículo como “Esperei pacientemente pelo Senhor”, isto não é exatamente o que David escreve. O texto hebraico é muito mais expressivo. Literalmente, este versículo diz: “Esperei e esperei pelo Senhor”. Você consegue ouvir essas emoções tensas? Você reconhece o eco da dificuldade e da tensão? Este versículo não descreve Davi sentado em posição de lótus, com os olhos fechados e as palmas das mãos estendidas. David se lembra do tempo de espera e de como foi prolongado e demorado.

Uma das duras verdades sobre a nossa vida de fé é que Deus nunca nos promete gratificação instantânea. Fé não significa facilidade; isso não significa prosperidade; isso não significa uma vida livre de problemas. Apesar de orarmos por algo bom e santo, nossas orações podem não ser realizadas imediatamente. Esperar não é uma negação das promessas de Deus. A jornada de fé, para todos os envolvidos, envolve momentos de luta e espera.

Você está passando por um momento de espera? Você anseia que uma das promessas de Deus seja revelada em sua vida? Você já orou por uma cura que ainda não chegou? A boa notícia é que, por mais difícil que seja a espera, esta não é toda a história. Davi diz: “ele se virou para mim e ouviu meu clamor”. Em última análise, temos um Senhor que nos ouve. Deus nunca é surdo aos nossos clamores nem cego ao que passamos. Como um pai que se abaixa para pegar a mão de um bebê, Deus nos alcança ativa e amorosamente.

Tempos de espera, portanto, são momentos em que somos chamados a confiar que Jesus está presente e que Jesus está trabalhando, mesmo que não o vejamos. Nossa circunstância externa não dita o amor de Deus por nós ou a presença de Deus. A encarnação testemunha que sempre há esperança; sempre há promessa. Isto ocorre porque a plena redenção de nossas vidas não é encontrada na satisfação de necessidades e desejos, mas na presença permanente de nosso Senhor.

Isto pode parecer estranho, mas um período de espera pode proporcionar-nos a oportunidade de testemunharmos a bondade de Deus. Esperar pode até ser uma experiência positiva. É durante os períodos de espera que experimentamos o poder de Deus fazendo “infinitamente mais do que podemos pedir ou imaginar” (Efésios 3:20). O testemunho de David sobre o poder de Deus na sua vida foi reforçado pela sua espera e alimentou o seu testemunho. Mais tarde no Salmo, Davi expressa como ele “não esconderia o seu amor e a sua fidelidade da grande assembléia” (v. 10). A experiência de espera de David e a sua experiência do Senhor em resposta a essa espera são proclamadas às pessoas de fé. A história de Davi é contada para inspirar outros a permanecerem fiéis a Deus em meio à espera.

De modo semelhante, a nossa história de espera faz parte do nosso testemunho. Esperar nos abre para o ministério. A espera nos dá a oportunidade de experimentar as delícias de Deus de maneiras às vezes milagrosas. Nosso período de espera, portanto, não deve ser menosprezado ou condenado. Em vez disso, deveria ser exaltado e celebrado. Ao nos mantermos abertos à presença amorosa de Deus, podemos simplesmente experimentar a promessas de Deus de uma forma profunda. Isso, então, se torna uma inspiração e um incentivo para outros.

Como Jesus pode estar pedindo que você use seu tempo de espera para Seus propósitos?

Rezemos:

Senhor de todos os tempos e espaços, dou-te este período de espera. Peço que utilizem esse tempo para seus propósitos. Onde eu estiver tentado a ficar frustrado ou irritado, que você conceda paz. Onde sou tentado a desejar minha própria vontade, ajude-me a desejar a sua; onde sou tentado a desejar apenas minhas satisfações, volte minha atenção para a presença de meu Salvador. Ajude-me a esperar com você, em você e por você.

Querido Jesus, oro para que este período de espera seja aquele em que eu cresça em uma fé inabalável. Ajude-me a manter suas promessas com alegre esperança e, mesmo que eu não veja sua promessa revelada neste momento, ajude-me a confiar em sua bondade, sua graça e seu amor.

Neste tempo de espera, rezo para que você me dê uma visão mais profunda da sua presença. Ajude-me, ó Senhor, a reconhecer o movimento da sua mão e a orientação gentil do seu Espírito. Equipe-me com os dons de que preciso para proclamar sua palavra e mostrar sua bondade. Que o meu testemunho aumente e o meu testemunho se estenda como resultado deste tempo de espera. Mas mais do que tudo, que você seja glorificado acima de todas as coisas. Isto eu oro em nome daquele em quem espero. Amém.

Crédito da foto: ©GettyImages/Elena Noviello


Autor SWNO Reverendo Dr. é o Reitor da Catedral de São Paulo, localizada em Kamloops BC, Canadá. Ele possui doutorado em formação espiritual e é um escritor, palestrante e líder de retiro muito procurado. Seus escritos podem ser encontrados em Christianity.com, crosswalk.com, acredito.com, Renovare Canadá e muitos outros. Ele também mantém seu próprio weblog revkylenorman.ca. Ele tem 20 anos de experiência pastoral e seu ministério se concentra em ajudar as pessoas a superar momentos de desânimo espiritual.

Ensine-nos a orar é um podcast de oração GRATUITO apresentado pela escritora do iBelieve, Christina Patterson. Toda semana ela lhe dá dicas práticas e reais sobre como aumentar sua fé e seu relacionamento com Deus por meio do poder da oração. Para ouvir o episódio dela sobre O que orar pela manhã para um dia sem preocupações, clique abaixo!

Anúncio de banner do podcast Ensine-nos a Orar

Agora que você orou, você precisa de alguém que ore por VOCÊ? Clique no botão abaixo!

Visita iBelieve. com para conteúdo de oração mais inspirador.



Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest Articles