21.5 C
Brasília
Saturday, July 13, 2024

Uma Oração para Contemplação Silenciosa Neste Sábado Santo – Sua Oração Diária – 30 de março


sua arte devocional de oração diária

botão de podcast da maçã botão de podcast do spotify botão do youtube

Uma Oração pela Contemplação Silenciosa Neste Sábado Santo
Por Kyle Norman

“As mulheres que vieram com Jesus da Galiléia seguiram José e viram o sepulcro e como seu corpo foi depositado nele. Depois foram para casa e prepararam especiarias e perfumes. Mas eles descansaram no sábado em obediência ao mandamento”. Lucas 23:55-56

Uma das igrejas onde servi tinha uma chama eterna suspensa diante do altar. Uma chama eterna é uma vela de cera que simboliza a presença constante de Deus. À medida que a vela se apaga, a chama é “passada” para a próxima vela. É uma representação visible da luz de Jesus que brilha para sempre sobre nós. A chama nunca se apaga.

Nesta igreja, sempre que celebrava a lembrança anual da morte de Cristo, a vela eterna period levada para fora do santuário. O que achei fascinante foi que a chama parecia ter desaparecido. A igreja estava na escuridão. Mas, na outra sala, entre todas as vestes e livros, a vela ainda tremeluzia. Mesmo que não pudéssemos ver a chama, ela ainda queimava. Cristo ainda estava presente.

Há algo de profundo na quietude do Sábado Santo. Tradicionalmente, o Sábado Santo é o dia em que a igreja afirma que Jesus “desceu aos mortos”. Jesus entrou no lugar dos mortos, libertando os cativos da prisão e desarmando os poderes diabólicos. E, no entanto, por mais que reconheçamos este dia de vitória, o Sábado Santo é também um dia de quietude. Jesus ficou imóvel na sepultura. A quietude do Sábado Santo é uma expressão profunda do sábado. Assim como Deus descansou da atividade da criação no sétimo dia, Jesus também descansou da atividade da recriação neste sétimo dia.

O Sábado Santo une a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa. É um momento em que temos duas realidades diante de nós. Contemplamos a morte de Cristo pelos nossos pecados, uma morte que foi nossa por direito. Mas também olhamos para a ressurreição e, sob essa luz, reconhecemos que podemos parar todos os nossos esforços espirituais. O sábado entre a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa convida-nos a descansar na presença de Cristo. A obra de sacrifício e oferta está completa e a glória da ressurreição está prestes a surgir. Por isso, neste Sábado Santo, respiramos tudo o que Deus fez por nós. Descansar com Jesus no Sábado Santo recalibra nossa vida espiritual.

E sejamos honestos, todos nós precisamos dessa recalibração de vez em quando. As Escrituras frequentemente falam sobre como somos chamados a esperar no Senhor, a permanecer na presença de Deus. As Escrituras nunca dizem: “Apresse-se e saiba que eu sou Deus”. A Bíblia não diz: “Aqueles que estão ocupados para o Senhor renovarão suas forças”. E, no entanto, neste nosso mundo acelerado, pode ser fácil cair nesta armadilha, acreditar que Jesus responde à infinidade das nossas ações e à multiplicidade das nossas palavras. E, assim, o Sábado Santo convida-nos a parar. Para perceber que o trabalho foi feito. O pecado foi expiado. Somos livres e por isso descansamos.

Este lugar de reflexão e contemplação tranquila nos chama a reconhecer que nossa redenção não é encontrada na satisfação de necessidades e desejos ou no domínio de nosso eu limitado pelo tempo. É encontrado no descanso na obra de Cristo. Buscamos a presença de Jesus antes de buscarmos uma resposta ou ação específica. Ousamos acreditar que a quietude de Cristo não significa a sua ausência. Ao descansarmos, aguardamos ansiosamente a ressurreição vindoura, confiantes na sua chegada.

Vamos rezar:

Precioso Jesus, coloco-me diante de Ti em sossego e paz neste Sábado Santo.
Ao refletir sobre sua morte na cruz, agradeço por salvar o trabalho. Agradeço-lhe por ter me lembrado quando os pregos atingiram suas mãos e pés e a lança perfurou seu lado. Agradeço-te pela tua atividade salvadora naquela cruz e por me libertar de todo o pecado que ameaça a minha vida contigo. Senhor, enquanto você descansava de seu trabalho naquele dia sagrado, oro para que me conduza a um tempo de descanso e paz. Ajude-me a acalmar o chamado da atividade em minha alma, a ocupação frenética que pode facilmente tomar conta da minha vida. Ajude-me, gracioso Senhor, a reconhecer a quietude da sua presença, uma quietude que me convida a segui-lo a lugares tranquilos para meu próprio descanso e refrigério. Nos lugares tranquilos do meu dia, você pode chamar minha atenção para a sua presença. Empurre tudo o que me distrai e me oprime. E enquanto meu corpo respira profundamente o ar ao meu redor, que minha alma respire profundamente seu espírito de vida e paz. Jesus, enquanto descansaste naquele Sábado Santo, aguardando a tua ressurreição triunfante, ajuda-me a antecipar a chegada do terceiro dia, onde me chamas para uma vida nova. Dá-me olhos para ver para onde me chamas com fé e prepara-me, ó Senhor, para receber novamente a tua vitória e acolher a tua ressurreição em celebração e admiração.
Tudo isso eu oro em nome de Jesus Cristo, meu Senhor. Amém.

Crédito da foto: ©iStock/Getty Photographs Plus/RomoloTavani


Autor SWNO Reverendo Dr. é o Reitor da Catedral de São Paulo, localizada em Kamloops BC, Canadá. Ele possui doutorado em formação espiritual e é um escritor, palestrante e líder de retiro muito procurado. Seus escritos podem ser encontrados em Christianity.com, crosswalk.com, acredito.com, Renovare Canadá e muitos outros. Ele também mantém seu próprio weblog revkylenorman.ca. Ele tem 20 anos de experiência pastoral e seu ministério se concentra em ajudar as pessoas a superar momentos de desânimo espiritual.

Ensine-nos a orar é um podcast de oração GRATUITO apresentado pela escritora do iBelieve, Christina Patterson. Toda semana ela lhe dá dicas práticas e reais sobre como aumentar sua fé e seu relacionamento com Deus por meio do poder da oração. Para ouvir o episódio dela sobre O que orar pela manhã para um dia sem preocupações, clique abaixo!

Anúncio de banner do podcast Ensine-nos a Orar

Agora que você orou, você precisa de alguém que ore por VOCÊ? Clique no botão abaixo!

Visita iBelieve. com para conteúdo de oração mais inspirador.



Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest Articles