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Tuesday, July 23, 2024

Superando a impotência: um guia para o amor próprio


O problema de se sentir indigno de ser amado é uma questão profunda e complexa para muitas pessoas, muitas vezes para aquelas que você nunca suspeitaria que têm um mau senso de si mesmo na forma como o escondem. Existem também aqueles que se comportam de maneiras que demonstram claramente falta de amor próprio em comportamentos de auto-sabotagem. Sentir-se indigno de ser amado é uma crença central altamente influente, que prepara o cenário para como nos mostramos para nós mesmos e para os outros.

Considere algumas das maneiras; crises de depressão, ansiedade, problemas de relacionamento e a lista interminável de táticas comportamentais que podemos usar para nos defender do resultado last percebido: ficar sozinho. Sentir-se indigno de ser amado também está subjacente a outros medos de relacionamento mais comumente falados, como o medo do abandono, o medo da rejeição e o medo de não ser bom o suficiente.

Mas espere.

E se aqueles que se sentem indignos de ser amados entenderem tudo errado? E se tudo tiver sido um grande mal-entendido, uma grande mentira que eles erroneamente internalizaram nas fendas mais profundas de suas mentes e corações?

Se você está aberto a essa possibilidade, você pode mudar. Existem etapas que você pode seguir para se livrar dessa narrativa, que provavelmente não lhe serve há muito tempo. Seja com um terapeuta ou sozinho, você pode se libertar do mito de que não é amado.

Etapa 1: entenda os motivos pelos quais você não se sente digno de amor

Considere sua história remontando a qualquer coisa relacionada questões de família de origem. Sua história veio de algum lugar, então obter clareza sobre isso o ajudará a começar a questionar como. Talvez as pessoas mais importantes da sua vida tenham lhe dito coisas terríveis ou se comportado de maneiras assustadoras, perturbadoras, rejeitadoras ou abandonantes. Ou talvez você tenha recebido mensagens (diretas ou indiretas) de que sua simpatia estava ligada ao seu desempenho. Alguns experimentam uma ausência complete de mensagens e são deixados para preencher os espaços em branco. Como as crianças tendem a perceber o mundo que gira ao seu redor, elas podem internalizar de forma inadequada a culpa pelas ações dos adultos. A lição mais importante aqui é considerar a possibilidade, talvez pela primeira vez, de que não foi sua culpa.

Reflita sobre suas experiências escolares, amizades, relacionamentos íntimos e outros fatores ambientais e sua trajetória geral até a idade adulta. Você teve experiências que reforçaram sua história de “não ser amado”? Quanto mais ocorrem, mais podem ser infundidos na maneira como você vê a si mesmo, aos outros e ao mundo. Um padrão pode se estabelecer ao escolher pessoas ou cenários onde as feridas são reforçadas.

Esta é a parte em que você precisa considerar o seu papel na recriação das situações que você mais teme. Você gravitou em torno de certos tipos de pessoas? Você fez escolhas que acabaram prejudicando você? Quando você está no meio do mato, pode ser difícil ver com clareza. É por isso que procurar um terapeuta especializado em trabalho acquainted de origem pode ser útil.

Trabalho acquainted de origem envolve examinar a história de cada pessoa como um todo, ou seja, a qualidade de suas relações parentais, seu ambiente, a presença de experiências traumáticas e como elas se moldaram como indivíduos. O objetivo deste tipo de psicoterapia é orientar os clientes através do desafio de sistemas de crenças prejudiciais, desenvolvendo mecanismos de enfrentamento, mecanismos de defesa, além de melhorar seu bem-estar emocional e relacional.

-Eman Almusawi, LMFT

Passo 2: Identifique as maneiras pelas quais você lidou com o sentimento de não ser amado.

Depois que as razões pelas quais você se sentiu assim ficarem mais claras, sua próxima tarefa será obter clareza sobre as maneiras como você reagiu. É da natureza humana encontrar maneiras de lidar com o sofrimento, consciente ou inconscientemente. Por causa da terrível ameaça que o sentimento de não ser amado traz, é claro que você gostaria de evitar se sentir assim a todo custo. Você provavelmente encontrou maneiras de se proteger emocionalmente disso.

Alguns mecanismos de defesa incluem:

  • entorpecimento (abuso de substâncias e outros vícios)
  • evitando conexões (isolamento, extrema independência, indisponibilidade emocional)
  • pessoas agradáveis
  • perfeccionismo
  • codependência
  • envolvimento de parceiros

A triste ironia é que o resultado dos comportamentos acima e de outros relacionados tende a reforçar exatamente aquilo contra o qual você está tentando se defender, neste caso, sentir-se desagradável.

Passo 3: Esteja aberto à possibilidade de você ter errado o tempo todo!

Outra mudança de mentalidade a ser feita é uma compreensão profunda de que suas experiências não definem você. Compreender que nada disso foi culpa sua permite que você reescreva sua história e seu valor inerente. Cavar auto compaixão práticas para ajudar a cultivar isso.

Não é de admirar que eu tenha me sentido assim. Mas não é minha culpa! Eu posso mudar!

Passo 4: Pratique novas maneiras de estar consigo mesmo e nos relacionamentos

Depois de ter alguma capacidade de ver quem você realmente é com mais clareza, entender como você lidou com o sentimento de não ser amado, mas agora alcançou uma visão mais suave e gentil de si mesmo, é hora de fazer algo diferente.

Maneiras de praticar o amor próprio:

  • cuidar de si mesmo (identificar como é o autocuidado para você)
  • viva de forma mais autêntica (encontre mais alinhamento entre seu mundo interno e sua apresentação externa)
  • faça escolhas de vida com mais consideração por você
  • estar aberto a uma mentalidade construtiva, compreender que a aprendizagem e a mudança podem ocorrer ao longo da vida

Algumas características de relacionamentos saudáveis:

  • segurança emocional para ambos os parceiros
  • comunicação aberta
  • consciência de feridas anteriores e se/como elas atuam na dinâmica
  • a disposição de cada parceiro em assumir a responsabilidade por seus erros e deficiências

Reserve um tempo para refletir sobre como você pode se apresentar de maneira diferente e fazer escolhas diferentes na estrutura de uma mentalidade de crescimento e mudança. Talvez escolhendo não estar em um relacionamento por um tempo pode criar o espaço necessário para isso. Neste momento você pode se concentrar em novos hábitos com amizades ou outros relacionamentos que tendem a ter menos riscos emocionais.

Considere as mudanças no relacionamento que você gostaria de fazer. Existem insalubres padrões de relacionamento você se envolveu? Você se sentiu atraído por certos tipos de pessoas e depois ignorou os sinais de alerta? Put together-se para praticar novas habilidades de relacionamento saudável quando estiver pronto.

Com bondade, compaixão e perdão suficientes, podemos absorver tudo o que surge continuamente do fundo sujo de nossa psique. Com suficiente aceitação e confiança na bondade de nossa verdadeira natureza, os velhos medos aflitivos de não sermos dignos de amor dificilmente se agitarão. – Linda Graham, MFT de A neurobiologia de se sentir desagradável

O problema de se sentir desagradável é o impacto profundo que isso tem em sua experiência de vida. Fazer esse trabalho pessoal mais profundo pode libertá-lo do passado e dos obstáculos que você coloca diante de si mesmo. Procure mais educação sobre o assunto ou um terapeuta para ajudá-lo a ser seu guia, conforme necessário.

Você é adorável.

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