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Tuesday, July 23, 2024

Seis maneiras de parar de se preocupar com pequenas coisas


Por mais que a preocupação e o medo possam às vezes nos deixar de joelhos, muito do que as pessoas são desafiadas não tem a ver com mudanças de vida, eventos catastróficos, mas sim com as pequenas coisas e o significado que lhes é dado. Muitos sofrem desnecessariamente quando seus sistemas nervosos são sequestrados pela preocupação, geralmente não servindo bem e impactando em geral felicidade.

Seu pensamento pode ficar confuso e convencê-lo de que há motivos para entrar em pânico, pois parece uma emergência! Se as crenças centrais se desenvolveram há muito tempo em seu família de origem se envolver nisso, é ainda mais complicado. Por exemplo, considere como o fracasso de alguém que é perfeccionista e opera sob a crença de que tem que fazer as coisas perfeitamente poderia impactá-los. Preocupações como essas podem parecer esmagadoras porque há muito em jogo emocionalmente para nós.

Aqui estão alguns outros exemplos de preocupações envolvendo a autoestima:

  • “Estou preocupado em conhecer esse grupo de pessoas respeitáveis ​​na minha área. E se eu não estiver à altura?”
  • “Estou preocupado com meu encontro às cegas esta noite. E se ele/ela não gostar de mim?”
  • “Estou preocupado com minha apresentação no trabalho amanhã. E se eu desmoronar?

Se você permitir que esse tipo de preocupação o consuma, isso não será apenas angustiante, mas poderá levar a uma profecia autorrealizável se você se comportar como se ela já fosse verdade.

Distanciamento social: como se manter otimista enquanto estiver distanteDistanciamento social: como se manter otimista enquanto estiver distanteExistem muitos outros tipos de preocupações com “pequenas coisas” que podem causar sofrimento desnecessário, incluindo aquelas relacionadas ao perfeccionismo, desempenho, um forte viés de negatividade (coisas ruins vão acontecer) and so on. ainda assim você fica fisiologicamente ativado e em pânico.

  • E se houver trânsito?
  • E se chover?
  • E se não houver estacionamento?
  • E se o jogo for cancelado?

Aqui estão 6 maneiras de parar de se preocupar com pequenas coisas:

    1. Pare de se precipitar. Se você vive como se o futuro já tivesse acontecido, você está tendo uma reação emocional (preocupação) por algo que ainda não aconteceu. Pratique permanecer no momento tentando isto:
      • Concentre-se em um objeto que esteja na sala com você. Observe isso de uma forma que você nunca viu antes. Que cor é essa? Qual é a forma? É possivelmente mais bonito do que você imaginava? Respire lentamente.
    2. Coloque a mão sobre o coração. Se você está preocupado, estressado ou com medo, é provável que seu sistema de luta ou fuga esteja ativado e seus níveis de cortisol estejam elevados. A ocitocina é um antídoto para o hormônio do estresse, o cortisol. Muitas pessoas podem liberá-lo sozinhas.
      • Coloque a mão sobre o coração, feche os olhos e think about alguém com quem você se sinta completamente seguro. Um animal de estimação querido também funcionará. Ao se lembrar de ter se sentido amado, sente-se com esse sentimento por pelo menos 30 segundos. Observe a calma.
    3. Pratique a autoaceitação. Como a preocupação pode girar em torno de um sentimento inseguro de si mesmo, é importante tentar mudar o seu autoconceito de negativo para positivo.
      • Decida uma afirmação para você mesmo (ex: sou adorável, ficarei bem, and so on.). Todos os dias, diga esta afirmação em voz alta ou mentalmente para ajudar a integrar essa crença em seu coração e mente.
    4. Reformule sua preocupação. Lembre-se de que suas percepções impulsionam sua preocupação. Você é o único que pode atribuir seu significado às coisas. Se você atribui preocupação a muitas coisas, tente praticar a reformulação dela para algo mais produtivo.
      • Considere algo com que você costuma se preocupar. Existe outra maneira de ver essa situação? Qual é a pior coisa que pode acontecer se sua preocupação for verdadeira. É o fim do mundo? Existe uma solução ou correção? Escolha suas batalhas de preocupação.
    5. Encontre uma caixa de ressonância confiável. Um amigo pode ser chamado para ajudar a esclarecer seu pensamento. Chame alguém de sua equipe, explique no que você está trabalhando e como essa pessoa pode ajudar. Quando você estiver preocupado, peça a eles para ajudá-lo a processar.
  1. Identifique o que o mantém preso – e trabalhe nisso. Se você tentou as sugestões acima e não encontrou alívio, um terapeuta pode ajudá-lo a se libertar. Pode haver experiências anteriores em sua família de origem que expliquem por que isso é mais desafiador para você.

Se ir à terapia não for uma opção por qualquer motivo, tente meu guia Família de origem: desembarace suas raízes prejudiciais à saúde para ajudar a identificar, compreender e resolver feridas emocionais relevantes por conta própria.

Preocupação e medo são emoções humanas válidas. Mas viver num estado crónico de tensão equivale a sofrimento desnecessário. Aprender a deixar de maneira mais eficaz as coisas menos importantes passarem despercebidas é uma marca registrada de resiliência e melhoria garantida em sua saúde emocional geral.

Por último, tenha em mente que a preocupação e o medo podem transformar-se em ansiedade clínica que, se for suficientemente persistente, pode necessitar de recursos adicionais para alívio. Os exercícios acima podem ajudar, mas se não forem suficientes, procure um terapeuta para obter o apoio necessário.

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Se você mora na Califórnia e precisa de ajuda para lidar com suas preocupações, conheça meu Terapia Marina prática. Se você estiver fora do estado, o Diretório de Terapeutas da Psychology As we speak é um bom recurso.

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